quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O Juiz e o Jardineiro



Formado em uma grande instituição, com um currículo escolar invejável e vário estágios no período de faculdade, Renato ainda era um estudante de direito. Se dedicava aos estudos como ninguém, passava noites em claro, lia livros e mais livros, a faculdade era a sua vida! Passou em um concurso público para magistratura e após o período probatório consolidou sua profissão em uma grande comarca.
Prestígio, respeito e boa influência o acompanhavam aonde quer que ele fosse. Renato era um juiz incomparável! Era o primeiro a chegar e o ultimo a sair, seus despachos, decisões interlocutórias e sentenças eram apreciadas por todos com muito louvor. Era estudioso e dedicado ao trabalho, respirava fórum, comia fórum, enfim,  vivia fórum.

Mas como era de se esperar a profissão o estressava! Renato lidava todos os dias com contendas, desentendimentos, tristeza, amargura, ódio e muitos sentimentos ruins, afinal, no processo sempre uma das partes perdia!
E o tempo foi passando e Renato foi amarescendo.

Num certo dia, Renato estava numa audiência tensa. Não havia conciliação entre as partes que começaram a discutir em sua frente, ele era acostumado com estas situações, mas uma coisa chamou sua atenção. Olhou pela janela e viu o "Seujão", o Jardineiro do fórum! "Seujão" trabalhava lá muito antes de Renato e todos os dias passava o expediente assoviando e cantarolando. "Seujão" não tinha prestígio, trabalhava sempre com seu macacão azul e botina que vivia suja de terra.

"Seujão" trabalhava feliz sempre, suas preocupações eram se as suas flores iriam florescer, se elas precisavam de mais adubo ou agua, e que paixão ele tinha por isso! Enquanto a gritaria rolava solta dentro do gabinete, com celular tocando, barulho da escrevente digitando, partes discutindo e advogados exaltados, "seujão" estava assoviando e Renato escutava, ao fundo de todo o caos, a serenidade e alegria que envolvia o dia do jardineiro.

Dias depois Renato sofre um AVC terrível que o deixa internado. Fica sabendo que seu quadro é irreversível e seu corpo não aguentará uma cirurgia. Passa seus últimos dias desejando ter aproveitado mais a vida, ter estudado menos e curtido mais, ter passado mais tempo com a família, enfim, ter sido um bom jardineiro, quem sabe?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário